O AEE para os alunos com surdez envolve três momentos didático-pedagógicos:
· Atendimento Educacional Especializado em Libras
· Atendimento Educacional Especializado de Libras
· Atendimento Educacional Especializado de Língua Portuguesa.
O AEE em seus três momentos visa oferecer a esses alunos a oportunidade de demonstrarem se beneficiar de ambientes inclusivos de aprendizagem.
O AEE em Libras fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula. Esse atendimento contribui para que o aluno com surdez participe das aulas, compreendendo o que é tratado pelo professor e interagindo com seus colegas.
O AEE de Libras baseia-se no ensino dessa Língua e deve ser planejado com base na avaliação do conhecimento que o aluno tem a respeito da Libras e realizado de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua em que o aluno se encontra.
O AEE de Língua Portuguesa tem como objetivo desenvolver a competência linguística, bem como textual, dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.
Considerando esta proposta didático-pedagógica a Secretária Municipal de Educação, Conceição Anselmo atendeu a solicitação das Professoras da Sala de Recursos Multifuncionais (Ana Lúcia e Kélia) e contratou Jailson Xavier (que tem surdez) e está exercendo a função de Instrutor na SRM.
Vejamos os registros!
|
Jailson ensinando Libras |
|
Jailson ensinando alguns sinais de Libras ao aluno Antonio Neto e a Profª Ana Lúcia |