segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inclusão - O que determina as Legislações? E a nossa realidade?


A Constituição Federal de 1988 traz como um dos seus objetivos fundamentais "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação" (art.3º, inciso IV). Define, no artigo 205, a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo 206, inciso I, estabelece a "igualdade de condições de acesso e permanência na escola" como um dos princípios para o ensino e garante, como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208).
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90, no artigo 55, reforça os dispositivos legais supracitados ao determinar que "os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino".
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006 e da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados-Partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação e inclusão, adotando medidas para garantir que:
a) As pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de
deficiência e que as crianças com deficiência não sejam excluídas do ensino fundamental gratuito e compulsório, sob alegação de deficiência;
b) As pessoas com deficiência possam ter acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade
e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem (Art.24).

Estas são apenas algumas das Legislações que orientam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Embora, as legislações, decretos e políticas garantam a pessoa com deficiência o acesso a escola comum, ainda temos muitas crianças, jovens e adultos que não frequentam a escola, por vários motivos, dentre eles receio dos pais por ainda não acreditar na escola e o preconceito que ainda é predominante na sociedade.

Recentemente conhecemos o S.V. de 10 anos que tem deficiência visual (cegueira) e nunca estudou. Realizamos uma visita a família e recomendamos a matrícula do garoto na Escola Municipal Maria Umbelino de Melo e no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Sentimos a satisfação da família em perceber que seu filho pela primeira vez poderá ter acesso a Escola e ao serviço da Educação Especial - AEE.

Buscaremos parcerias para que esta criança tenha garantido seu direito de estudar e aprender.

Vejam os registros!
Professora do AEE Ana Lúcia, S.V. tem cegueira e A.V. , ambos são irmãos.

Professora do AEE Kélia e os irmãos S.V. e A.V.

sábado, 21 de maio de 2011

Homenagem às Mães

No último dia 13 de Maio, às 16 horas, a Escola Municipal Maria Umbelino de Melo comemorou o Dia das Mães.

Na oportunidade, a Coordenadora Pedagógica Cármen Pimentel abordou a importância da Mãe na formação e no desenvolvimento de uma criança, assim como, enfatizou que Ser Mãe é contribuir com o Plano de Deus, educando, cuidando e zelando pelo bem-estar de seus filhos.

Os Professores também homenagearam as Mães, leram mensagens e demonstraram a satisfação de tê-las como colaboradoras do processo de ensino-aprendizagem.

Em seguida, a Escola ofereceu um lanche a todos os presentes.

Vejamos algumas fotos!
Coordenadora Cármen direciona o Evento e deixa sua mensagem às Mães
Professores que Homenagearam as Mães






terça-feira, 10 de maio de 2011

ABAIXO-ASSINADO PELO CUMPRA-SE

Convidamos a todos para assinar o abaixo-assinado pelo CUMPRA-SE, agora disponível online. Divulgue e NAO deixe de assinar. Se você já assinou, o seu nome está no blog da Rede Inclusiva e continua no Manifesto, mas fique a vontade para assinar online e comentar. DIVULGUE! Vamos fazer acontecer!

Em Apoio a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EDUCAÇÃO INCLUSIVA- MEC

«MANIFESTO - Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - CUMPRA-SE!»

Assine o abaixo-assinado aqui: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=INCLUSAOe divulgue para todos seus contatos!

sábado, 7 de maio de 2011

II Encontro de Formação do Programa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

         Nesta sexta-feira, 06 de Maio, das 7:00 às 11:20, foi realizado mais um Encontro de Formação com os professores da Escola Municipal Maria Umbelino de Melo. A Temática abordada foi: “Deficiência Intelectual: Definição, Características e Orientações”. As reflexões e discussões, sob o direcionamento da Profª do Atendimento Educacional Especializado Ana Lúcia Bento, pautaram-se nos fundamentos teóricos das autoras Maria Teresa Mantoan, Rita Vieira de Figueiredo e Adriana Limaverde.
O encontro aconteceu em dois momentos: No primeiro, houve reflexões, questionamentos e discussões sobre a Deficiência Intelectual e a Síndrome de Down com sugestões de estratégias que favoreçam a participação, a aprendizagem e autonomia dos alunos com e sem deficiência.
No segundo momento, os professores se organizaram em grupo, por segmento, em que foi solicitado que apresentassem uma atividade de uma área curricular, com estratégias e recursos diversificados que contribua para a participação e aprendizagem de todos os alunos.
Depois cada grupo fez a socialização de sua ideia, que deverá ser executada em sala de aula comum no 2º Bimestre.
O Encontro foi muito proveitoso, contou com a participação de vinte e cinco professores, duas professoras da zona rural, uma do C.M.E.I. Profª Rosa de Araújo Maia e os demais professores da Escola Maria Umbelino. O grupo demonstrou satisfação e sugeriu a realização de uma oficina pedagógica para confecção de jogos educativos.

Palestra com os Funcionários

           Foi realizado na sexta-feira 06/05, das 8:00 às 9:15, uma Palestra com os Funcionários da Escola Municipal Maria Umbelino de Melo.
A Palestra ministrada pela Profª. do Atendimento Educacional Especializado, Gildene Kélia, abordou o tema, “Inclusão Escolar: Avanços e desafios”. A discussão foi fundamentada no Artigo “Como chamar as pessoas que têm deficiência?” do autor Romeu Kazumi Sassaki e apontou uma retrospectiva dos termos utilizados para identificar e tratar às pessoas com deficiência, sensibilizando os participantes da importância de rever não apenas os termos, mas principalmente o desenvolvimento de práticas e que a Inclusão é responsabilidade de todos.
A palestra contou com a participação e o envolvimento de vinte e quatro funcionários.
Vejamos as fotos!