sexta-feira, 28 de junho de 2013

4º Encontro Presencial

O Encontro da Turma T10b Natal/RN foi realizado dia 26, das 8h às 13h.

Tivemos a acolhida, avaliação da Disciplina, orientação para as próximas atividades, inclusive a reformulação da atividade da 4ª semana, revisão das etapas da Metodologia ACR, apresentação e discussão do roteiro do Plano de AEE e elaboração conjunta do Plano de AEE a partir das ideias dos Grupos.

Os Grupos levaram para o Encontro seus Planos de AEE já elaborados, discutimos os itens que haviam dúvidas e foi orientado a revê-los segundo as orientações e discussões, refazê-los e postá-los no Portfólio do Grupo.

O Encontro foi muito participativo, dos 25 cursistas, 24 estavam presentes. Houve muitas discussões proveitosas, muitos questionamentos acerca de aspectos como: A parceria Professor do AEE e Professor da Sala de Aula Regular, tendo em vista que no Estado ainda não existe uma organização que possibilite momentos para essa interlocução (professores que trabalham em escolas diferentes, que estão na escola no contra-turno do professor da SR e que quase não existe momentos de encontro e discussão com esse professor); os que sistemas de avaliação que são excludentes, começando pelas avaliações nacionais; entre outros aspectos.

E a turma estava um pouco "inquieta", "preocupada" com o caso Roberto, pois a atividade gerou muitas dúvidas, porém, considero que essas dúvidas, dificuldades e questionamentos possibilitaram aos grupos um grande crescimento pois refletiram, analisaram e ao reformular suas atividades demonstraram uma melhor compreensão das etapas do estudo de caso.

Diante de tantas discussões o encontro teve duração de cinco horas e não se estendeu por mais tempo devido há alguns cursistas terem outros compromissos profissionais, outros precisavam se deslocar para seus interiores e ainda na Capital haveria manifestações.

Enfim, conseguimos cumprir o que foi proposto.

Vejamos os registros!
Momento de Reflexão do Grupo
Tutora questionando sobre o Plano de AEE
Momento de Elaboração do Plano de AEE
(Mônica -de costas- digitava)


sexta-feira, 7 de junho de 2013

3º Encontro Presencial

O Encontro Presencial da Turma T10b/Natal/RN foi realizado dia 04/06, no período de 8h às 11:57. Estiveram presentes 24 cursistas, uma cursista esteve ausente por motivo de doença (Dengue).

Mais uma vez, o encontro foi muito proveitoso, percebeu-se a participação e o interesse efetivo da Turma, com muitas contribuições, questionamentos e discussões bem fundamentadas.

No primeiro momento abordei questões observadas na Disciplina EAD (como: participação e interação nos fóruns, leitura com atenção do material de orientação e de apoio, prazos, avaliação, pesquisa nas escolas e municípios) que foram observadas ao longo da Disciplina e que podem ser melhoradas no decorrer do Curso.

Também, orientei os cursistas rever seus Portfólios Individuais, pois alguns ainda estavam com dúvidas em relação a renomear os itens ou mover para a pasta EAD.


Contamos com a presença e a contribuição da Subcoordenadora Estadual de Educação Especial, Srª. Márcia Maria Ribeiro Peixoto que enfatizou a importância dessa formação para os Professores das Salas de Recursos Multifuncionais e se disponibilizou enquanto órgão em contribuir para o êxito de todo(a)s no Curso. Na oportunidade ela presenteou cada cursista com uma coletânea "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar". Foi uma iniciativa muito importante, visto que muitos cursistas ainda não possuíam a Coleção.

Vejam o momento da entrega da Coleção à algumas Cursistas:

Cursista Maria Márcia recebendo a Coletânea da Subcoord. Márcia Maria
Cursista Lindamar recebendo a Coletânea
Cursista Maria Márcia, a Subcoord. Márcia Maria e a Tutora Ana Lúcia

Dando continuidade fiz uma breve apresentação da Disciplina AEE, ementa, objetivos e outros aspectos importantes.

Em seguida  fiz uma dinâmica com o objetivo de identificar se todos já se conheciam por nome e estreitar os laços afetivos. Depois tivemos um intervalo de 15 minutos para o Lanche Coletivo.

Vejam imagens da Dínâmica "Troca de Cartões Personalizados"!

Na sequência solicitei a formação de grupos, em que inicialmente pedi que falassem o que conheciam sobre a diferença entre Ensino Comum e Educação Especial, Características e Organização do AEE, Estudo de caso e suas etapas (Metodologia ACR) e o acompanhamento do aluno.


Após cada explanação do Grupo foi apresentado o material conforme orientado pela Coordenação: os princípios do AEE, funções do professor do AEE e metodologia ACR.

Diante das discussões ficou claro que muitos professores já usam o estudo de caso, porém não da forma como foi apresentado e falaram que desconheciam as etapas (termos técnicos), apesar de já usá-las em seu trabalho.

Considero que o Grupo vem crescendo cada vez mais, a aproximação, os vínculos e os conhecimentos vem se fortalecendo a cada encontro.