segunda-feira, 30 de setembro de 2013

7º Encontro Presencial



O Encontro da Turma 10b foi realizado no dia 26/09, no horário das 8h às 12:40, no Núcleo de Tecnologia Educacional, na Secretaria Estadual de Educação de Natal. Contamos com a presença de 23 cursistas, dois faltaram, justificando a ausência por motivo de trabalho.

Seguimos a seguinte pauta:
1. Retomando alguns aspectos:
- Sobre os Planos de AEE: Considerar a ação do aluno - Objetivos de aprendizagem;
- Fundamentação teórica: Obedecer as Normas da ABNT ;
- Avaliação (participação, pontualidade, assiduidade, coerência);
2. Apresentação dos Casos
3. Escolha e discussão do Caso escolhido;
4. Apresentação da Disciplina, relacionando com o caso escolhido;
5. Informes;
6. Atendimento aos Grupos ou Cursistas que solicitarem.

Iniciamos o Encontro com palavras de incentivo a Turma e de satisfação pelo crescimento do Grupo e empenho na realização de suas atividades, embora alguns ainda estejam enfrentando dificuldades, e os incentivamos buscar apoio nos colegas e tutora para que juntos possamos colaborar nesse processo de crescimento. Nesse momento inicial foram retomados brevemente aspectos observados na Disciplina anterior e que podem ser melhorados como: a elaboração dos Planos de AEE (objetivos de aprendizagem – ação do aluno), a importância na fundamentação teórica (leituras obrigatórias e complementares) e seguimento das Normas da ABNT, no que se refere a esse aspecto foi explicado sobre: como fazer citações, uso de referências, margens, fonte, tamanho, etc. Também foi abordado sobre a sistemática de avaliação, pontuando a importância da participação, assiduidade, pontualidade e coerência nas atividades.
Em seguida, cada um dos onze grupos tiveram entre 5 e 7 minutos para apresentação dos casos, esclarecimento de dúvidas e acréscimo de informações solicitadas.
Após a apresentação dos casos, a Turma escolheu o caso de um aluno com Síndrome de Down (caso no final do relatório), apresentado pelo Grupo “Fazemos a Diferença”, não foi identificado termos desconhecidos e mais informações que necessitarem a respeito do caso serão postadas na Plataforma.
Na sequência foi apresentado o material enviado pela Coordenação da Disciplina “Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual”, discutimos sobre as características do funcionamento intelectual das pessoas com deficiência intelectual em seus aspectos estrutural e funcional, os mecanismos de aprendizagem, o estudo de caso e suas etapas.
Durante a abordagem do conteúdo acima, houve a participação da turma com questionamentos, reflexões e relatos de experiências. A turma também conseguiu relacionar os casos apresentados identificando as características apresentadas pelo aluno com DI, os seus mecanismos de aprendizagem e as intervenções que podem ser feitas para melhorar o desenvolvimento destes. Diante das discussões ficou claro o amadurecimento da maioria do grupo e o comprometimento com as leituras e fundamentação teórica.
Na apresentação das etapas do estudo de caso, os cursistas foram relacionando com o caso escolhido, quais os aspectos contemplados e o que ainda precisa ser esclarecido. E a discussão será ampliada no ambiente TelEduc.
O Encontro foi muito proveitoso, apesar dos cursistas relatarem as dificuldades que vêm enfrentando para conciliar todas as suas atividades profissionais e o Curso, é notório o crescimento do Grupo e o quanto o Curso vem proporcionando a abertura de novas possibilidades, reflexão e adoção de novas práticas pedagógicas.

O próximo encontro foi agendado para o dia 18/10.

CASO ESCOLHIDO PROPOSTO PELO GRUPO “FAZEMOS A DIFERENÇA”
Caso Lucian
Lucian tem 12 anos de idade, frequenta o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Umbelino de Melo, em Santo Antônio - RN e tem Síndrome de Down. Mora com seus pais e seu irmão mais novo, tendo ele mais dois irmãos mais velho, os quais são casados.
Iniciou seus tratamentos médicos aos quatro meses de idade, devido a uma crise epilética, onde teve que passar oito dias internado em Natal, motivo pelo qual foi levado num balão de oxigênio.
Faz acompanhamento semanal com fonoaudióloga, (desde seu primeiro ano de vida), quinzenal com a psicóloga e mensal com o neurologista. Frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais duas vezes por semana com 50 minutos cada atendimento, desde o ano de 2010. O aluno é bastante assíduo, visto que, ele gosta bastante de ir à escola, faltando apenas nos dias que adoece ou quando vai aos especialistas que o acompanham.
Segundo a professora da sala de aula regular, o aluno participa de todas as atividades realizadas em sala, mesmo com suas limitações ela oferece a ele a mesma atividade e o mesmo tenta realizar de sua maneira. Tem dificuldades de concentração e atenção em alguns momentos. Dentre as atividades que Lucian consegue realizar, a professora destaca: pintar, cobrir tracejado, fazer algumas letras do alfabeto, tais como as letras do seu segundo nome, consegue fazer também os numerais, recolher e guardar seu material escolar, pede para ir ao banheiro e tomar água.
Ainda segundo sua professora o aluno interage muito bem com ela e com os demais colegas da sala, tendo ele as meninas como suas colegas preferidas, logo, as mesmas cuidam muito bem dele. Mas isso não quer dizer que os meninos não gostem dele, ao contrário, o aluno Lucian é querido por todos os colegas da sala.
A professora relatou que o Lucian tem dificuldade de coordenação motora fina e ampla, demonstrando isso através do uso do lápis e da tesoura, bem como escrever, correr e pular.
Apesar do aluno fazer acompanhamento com a fonoaudióloga desde o seu primeiro ano de vida, sua dificuldade de comunicação ainda é bem acentuada, ao ser questionado sobre algo, ele apenas repete o que lhe foi perguntado, de modo muitas vezes incompreensível.
De acordo com sua mãe, em casa Lucian gosta bastante de assistir televisão e em especial o desenho do Chaves, brincar com animais (galinha, cachorro, gato). É calmo, afetivo e gosta de fazer amizades. Consegue realizar suas atividades de vida diária com autonomia como: alimentar-se, tomar banho, vestir-se.
Na Sala de Recursos Multifuncionais foi observado que Lucian gosta muito de atividades que envolvem o jogo, os softwares, bandinha rítmica e o lúdico, como por exemplo: quebra-cabeça, atividades com massa de modelar, jogo do alinhavo, alfabeto móvel, blocos lógicos; E em especial os jogos no computador, pois a maioria envolvem cor e som. Porém, apresenta uma dificuldade na coordenação motora, na preensão do lápis, na memorização e organização de sequências lógicas e jogos da memória. O aluno ainda não está alfabetizado, encontra-se no nível de escrita pré-silábico; Consegue identificar apenas algumas letras do seu nome tais como as letras A, I e O.
Em matemática, também sente dificuldades, não conhece os numerais, mais consegue grafá-los usando modelo; não conhece todas as cores, apenas amarelo e azul, também ainda não domina conceitos básicos como: cheio/vazio, dentro/fora, direita/esquerda, grosso/fino, largo/estreito, etc.
Interage bem com a professora do AEE, com os vigias, merendeiras, com o colega que também faz atendimento com a outra professora do AEE no mesmo horário que ele.


A seguir registros do Encontro:
Grupo Superação

Grupo Somos Especiais

Grupo Sem Barreiras

Grupo Fazemos a Diferença

Grupo Construindo Pontes

Grupo Perseverança

Grupo Construção

Grupo Vencendo Desafios

Grupo Escola Inclusiva

Grupo Inclusão e Afetividade

Grupo Inclusão Já!

Tutora Ana Lúcia falando ao Grupo




quarta-feira, 4 de setembro de 2013

6º Encontro Presencial


O 6º Encontro da Turma T10b, Natal/RN foi realizado dia 03/09, das 8:30 às 12:40 no Núcleo de Tecnologia Educacional localizado na Secretaria Estadual de Educação. Contamos com a presença de todos os vinte e cinco (25) Cursistas.
Seguimos a seguinte pauta:
Ø  Revisão do roteiro para elaboração do plano de AEE;
Ø  Retomando as atividades solicitadas na Disciplina DF;
Ø  Informes:
- Uso da Plataforma: fórum do Grupo, parada obrigatória, enquetes, demais fóruns, etc;
- Próxima disciplina (início 16.09): deficiência Intelectual;
- Proposição de um caso DI: todos os grupos devem relatar um caso real e apresentar no fórum para análise e escolha (atenção ao prazo: até 3 dias antes do 7º EP); 
- Considerar os roteiros utilizados em DF;
- Período do 7º EP: 21a 28.09.13.
Ø  Apresentação dos planos de AEE (grupos): debate e contribuições: Destacar pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados nos planos atuais e futuros.
Alguns registros do Encontro!