segunda-feira, 11 de novembro de 2013

9º Encontro Presencial




Realizamos no dia 08/11, das 8h às 12h20min o 9º encontro presencial da T10b, 1º da Disciplina Deficiência Visual. O encontro foi realizado numa das salas da Subcoordenadoria Estadual de Educação Especial, espaço climatizado, mas não tivemos acesso à internet, também não foi necessário, uma vez que todos conhecem o ambiente TelEduc.
Iniciamos o encontro com acolhida e entrega de mensagem de boas vindas. Seguido de algumas considerações pertinentes acerca da Disciplina Deficiência Intelectual, tais como:  atividades, interações, fóruns, produções e avaliação.
Na sequência foi exibido o Vídeo “Baja Visión: causas y efectos” no qual se refletiu e os cursistas associaram as leituras realizadas. A turma pontuou a importância de conhecer diversidade das patologias que ocasionam a baixa visão e a variedade das manifestações desta condição visual.
Os cursistas também enfatizaram sobre as crenças e mitos que ainda prevalecia em suas práticas, tais como: associavam o termo vidente ao espiritismo; a crença de que todo cego vivia em plena escuridão; a importância da estimulação do resíduo visual, em que muitos acreditavam que este devia ser poupado e não estimulado.
Em seguida, foi apresentado o material encaminhado pela Coordenação DV o que provocou discussões muito proveitosas e enriquecedoras, em que os cursistas pontuaram muitos aspectos importantes do texto relacionando com o estudo do caso Guilherme, dentre os quais destacamos a identidade e o sentimento de pertença da pessoa com baixa visão, e comentaram que não haviam antes pensado nesses aspectos que influenciam o desenvolvimento da pessoa com baixa visão e levantaram vários pontos: Será que Guilherme se recusa a participar de atividades em grupo na sala por que não se sente pertencente ao grupo? Ele é visto como cego ou vidente? Como os professores veem Guilherme? E como Guilherme se vê?
Os questionamentos, as reflexões e as leituras possibilitarão uma significativa exploração do caso.
Na sequência tivemos uma pausa para um lanche coletivo, retornando após 15min, com a análise, discussão e problematização do caso Guilherme, em que cada grupo ficou com uma questão para apresentar e provocar o debate.
1. Construindo Pontes (Aparecida, Vera e Verônica)
• Apresentação do caso e da deficiência do aluno
2. Construção (Cleide e Soraya)
• Quais são as habilidades e potencialidades de Guilherme?
3. Escola Inclusiva (Mariselma e Mõnica)
• Que manifestações de baixa visão são mais evidenciadas no relato?
4. Fazemos a Diferença (Ana Isabel e Márcia)
• Quais são os aspectos que favorecem ou dificultam a sua locomoção, a comunicação e a exploração do ambiente?
5. Inclusão e Afetividade (Ivaneide e Filomena)
• Que outros aspectos e informações devem ser pesquisados para uma melhor compreensão do problema e das necessidades de Guilherme?
6. Inclusão Já! (Geilson, Ione e Kallyne)
• Quais são os fatores que comprometem o processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento de suas potencialidades?
7. Perseverança (Jaise e Rosélia)
• Diante das inquietações das professoras o que deve ser feito?
8. Sem Barreiras (Lindamar e Zilma)
• Quais são as alternativas, as parcerias e os serviços disponíveis no contexto da comunidade?
9. Somos todos especiais (Alexandre, Ivana e Kívia) / Superação (Josefa e Juliana) Um complementará o outro
• Quais são os aspectos positivos e os pontos vulneráveis desta experiência?
10. Vencendo Desafios (Suely)
• Sobre a Gestão do processo de ensino-aprendizagem (organização do tempo, espaço, atividades, estratégias...) como vêm sendo direcionadas? Que práticas perpassam a sala de aula? Que intervenções podem ser realizadas?

A dinâmica usada para esclarecimento do problema foi muito proveitoso, a cada apresentação os demais grupos complementavam, opinavam, concordavam ou discordavam baseando-se nos referenciais teóricos.
Na discussão do Caso Guilherme foi discutido muito sobre as
práticas que permeiam o ambiente escolar, em especial a sala de aula regular e as intervenções do AEE com e para o aluno.
Os cursistas avaliaram o Encontro como produtivo, enriquecedor, dinâmico e com discussões que ampliaram suas práticas pedagógicas.
No encontro contamos com a presença de 24 cursistas, apenas uma ausência por motivo de doença (cursista de atestado há dias). E o próximo encontro ficou agendado para dia 27/11, às 8h, momento em que faremos a confraternização do semestre e um amigo secreto.

Alguns registros do Encontro!