segunda-feira, 17 de março de 2014

12º Encontro Presencial



O 12º encontro presencial da Turma 10b/Natal foi realizado dia 07 de março, das 8h às 12h, no Núcleo de Tecnologia Educacional, localizado na Secretaria Estadual de Educação, em Natal/RN. Estavam presentes 21 cursistas, 4 cursistas faltaram, duas dessas cursistas sinalizam desistência do Curso (devido problemas de saúde); Uma faltou devido licença maternidade e outro não apresentou justificativa legal, apenas justificou que estava pensando em desistir do Curso.
Iniciamos o encontro com a apresentação do material encaminhado pela Coordenação, as discussões sobre a apresentação foram muito pertinentes e os cursistas já foram relacionando ao Plano de AEE e as algumas questões das enquetes, apresentaram muitas dúvidas, argumentos e questionamentos, em especial sobre os três momentos didáticos-pedagógicos que envolvem a pessoa com surdez.
 Após a apresentação, retomamos alguns aspectos importantes: prazos, alteração do calendário, orientação das próximas atividades, esclarecimentos de dúvidas e orientações para próxima disciplina (estudo de caso).
Na sequência, tivemos um intervalo para um lanche retornando com as apresentações dos Planos de AEE; Dos dez grupos, sete trouxeram seus planos para apresentação e discussão; os três grupos que não trouxeram os Planos justificaram que sentiram muitas dificuldades e não conseguiram elaborá-los, porém participaram das discussões com questionamentos e contribuições.
Durante a apresentação dos Planos de AEE, percebeu-se que a maioria dos grupos elaborou o Plano de AEE considerando os três momentos didático-pedagógicos, planos de AEE semelhantes a planos de aula da sala de aula regular, indicação de parceiros e colaboradores desnecessários, diante disso levantei questionamentos para que o grupo refletisse sobre as necessidades de fato de Higor e como se dar o atendimento a pessoa com surdez.
a.    Higor necessita do AEE de Libras? Qual a justificativa para a oferta desse momento?
b.    Qual o objetivo do AEE de Libras? É coerente a proposta apontada pelos grupos?
c.    O interprete é um profissional do AEE?
d.   O AEE de Libras trabalha conteúdos?
e.    É função do AEE trabalhar os conteúdos? Não seria responsabilidade da sala de aula regular?
f.     Qual a proposta para o AEE em Libras?
g.   Como deve se organizar o AEE para o ensino de Língua Portuguesa?
Apesar de todos os questionamentos e esclarecimentos baseados na fundamentação teórica, os grupos ainda demonstraram dúvidas sobre a reestruturação dos Planos, em especial pela realidade em que vivem: SRM apenas com um profissional por turno, geralmente pedagogo; escolas que não tem professores com domínio da Língua de Sinais, que não tem intérpretes, e o grande desafio transformar as práticas pedagógicas vigentes.
A turma considerou a importância de todas essas discussões e conhecimento teórico, porém muitas vezes a prática requer mudanças políticas.
O Grupo também enfatizou que consideraram a Disciplina como a mais complexa, tendo em vista a enorme dificuldade de colocar em prática os conhecimentos que vêm sendo discutidos. Relataram as dificuldades que são enfrentadas nas suas redes de ensino e a necessidade de se promover políticas públicas que garantam a escolarização do aluno com surdez na rede regular de ensino: cursos de formação continuada, reestruturação das redes de ensino, mudança nas práticas pedagógicas, etc.
Diante de todas as discussões e dúvidas que ainda persistem concluímos o encontro com a responsabilidade de buscar junto a Coordenação/Supervisão PS mais esclarecimentos e contribuições que venham possibilitar o crescimento pessoal e profissional do grupo, assim como refletir sobre a proposta apresentada e reformular conforme as orientações dadas.
O próximo encontro foi agendado para o dia 04 de abril. Esperamos vencer mais uma etapa e concluirmos com êxito mais esse processo de construção de conhecimento. 
Vejamos alguns registros!