domingo, 27 de abril de 2014

Conquistas na Sala de Recursos Multifuncionais

A Direção da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, através da Diretoria Regional de Educação - 3ª DIRED e da Subcoordenadoria Estadual de Educação Especial - SUESP consegue implantar mais uma Professora para atuar na Sala de Recursos Multifuncionais.

Agora a SRM poderá ampliar seus atendimentos contando com a contribuição de duas Profissionais: Profª Ana Lúcia Bento no turno matutino e Profª Eliana Maria no turno vespertino.

Apresentamos a nova professora aos Pais e responsáveis pelos alunos matriculados no AEE numa reunião realizada dia 23/04 que comemoraram com entusiasmo essa conquista.

A SRM atende atualmente alunos da própria escola e alunos das demais escolas estaduais do município.

Ficamos felizes por mais essa conquista e agradecemos a parceria da Direção, 3ª DIRED e da SUESP.


Professoras Ana Lúcia e Eliana




Confraternização da Páscoa AEE

No dia 23/04/2014 convidamos Pais e responsáveis para uma reunião na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, aproveitamos a oportunidade para comemorarmos a Páscoa.

Distribuímos doces e ovos de chocolate aos alunos. E compartilhamos um lanche com todos os presentes!

Agradecemos pela  presença de todos os alunos e familiares.

Momento importante de compartilhamento de informações e experiências!









14º Encontro Presencial


Realizamos no Núcleo de Tecnologia Educacional/SUESP/SEEC/RN dia 25/04/2014, no horário das 8:40 às 12:30 o 14º Encontro Presencial, segundo encontro da Disciplina Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Múltipla e Surdocegueira.
Contamos com a presença de 22 cursistas e uma ausência justificada.

O encontro seguiu a seguinte pauta:
- Atividades previstas para as duas últimas semanas da Disciplina;
- Apresentação e discussão do roteiro de elaboração do Plano de AEE;
- Informes;
- Intervalo para o lanche;
- Socialização e discussão dos Planos de AEE elaborados pelos Grupos.

Durante o encontro tivemos momentos importantes de discussão enfatizando o papel do Professor do AEE e o atendimento ao aluno com deficiência múltipla, caso em estudo, destacando o AEE COM o aluno e o AEE PARA o aluno. Também enfatizando a necessidade de focar o Plano no aluno e não na deficiência e contemplar o que é prioritário nos momentos iniciais de atendimento.

Em comemoração a Páscoa a Tutora distribuiu um cartão com mensagem e cones trufados a todos os cursistas!

Vejamos os registros!

GRUPOS APRESENTANDO OS PLANOS DE AEE










OUTROS MOMENTOS



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Reunião de Pais/Responsáveis dos alunos matriculados no AEE


Realizamos no dia 23 de abril, as 14h, na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, uma reunião com os Pais e Responsáveis pelos alunos matriculados no Atendimento Educacional Especializado.

Na reunião abordamos o tema "Família, Escola e AEE: Parceria necessária".



Entendemos que a FAMÍLIA precisa construir padrões cooperativos e coletivos de enfrentamento dos sentimentos, de análise das necessidades de cada membro e do grupo como um todo, de tomada de decisões, de busca dos recursos e serviços que entende necessários para seu bem estar e uma vida de boa qualidade.
A família precisa contar com serviços de avaliação e de atendimento às crianças e adolescentes, de forma que possam frequentar os espaços comuns da comunidade desde o início de suas vidas, juntamente com seus familiares.
Na ESCOLA a colaboração entre os diversos agentes tais como os gestores e a equipe técnica e de apoio, os professores da sala comum e os professores do AEE é imprescindível para o desenvolvimento de uma prática sintonizada com as necessidades dos alunos. Esses profissionais devem aprender a trabalhar juntos e orquestrar seus esforços em favor do desenvolvimento de uma educação de qualidade.
Compreendemos que o ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO por si só não garante a aprendizagem dos alunos, ou seja, mudanças substanciais no interior da escola e nos sistemas de ensino se fazem necessárias para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
Dessa forma, a parceria entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessário para que a inclusão aconteça.

Ficamos felizes com a participação de TODOS os pais e responsáveis pelos alunos matriculados no AEE, o que demonstra o compromisso  e o reconhecimento  da importância do AEE na vida escolar dos seus filhos.

Pais e Responsáveis presentes


Participação da Vice-diretora Profª Luzimária

Mãe sorteada

Profªs Ana Lúcia Bento e Eliana Maria

domingo, 6 de abril de 2014

13º Encontro Presencial

O 13º Encontro Presencial, 1º da Disciplina Deficiência Múltipla e Surdocegueira, da turma 10b/Natal/RN foi realizado no dia 04/04/2014 no horário das 8h às 12h, no Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE localizado na Secretaria Estadual de Educação.

Contamos com a presença de 21 cursistas, duas ausências justificadas com atestado.

O Encontro obedeceu a seguinte pauta:
- Acolhida;
- Aspectos importantes relacionados a Disciplina encerrada e a Disciplina em curso: leituras, atividades, discussões e fundamentação teórica; Casos para o TCC; próximo encontro.
- Apresentação da Disciplina: Definições e terminologias; necessidades sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais;
- Apresentação dos estudos de caso;
- Escolha do caso;
- Discussão sobre o caso escolhido, considerando a relação indissociável entre aluno, tarefa, recurso e ambiente;
- Reflexão sobre a 2ª etapa do Estudo de Caso - Esclarecimento do problema;

As discussões foram muito pertinentes e percebemos os desafios que ainda existem, a necessidade do cumprimento da legislação e as transformações necessárias.

Vejamos os registros!