sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Refletindo sobre o Ano Letivo de 2011...


Durante o ano letivo de 2011 percebemos que muitas ações foram desenvolvidas com um único intuito contribuir para a inclusão, autonomia e participação dos alunos com deficiência nas salas regulares de ensino.

Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente e sempre vamos ter. Pois a Inclusão é um processo e sempre haverá um aluno que enfrentará barreiras na sua aprendizagem.

Apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos tanto de ordem estrutural quanto de ordem atitudinal, conseguimos muitos avanços, os quais destacamos:

- Matrícula inicial e final de aproximadamente 35 alunos;
- Reuniões com os Pais (Trimestral);
- Realização de Encontros de Formação Continuada com o Corpo Docente e Funcionários da Escola;
- Visita às famílias (quando houve necessidade);
- Visita às Escolas;
- Aquisição de materiais, através da Secretaria Municipal de Educação;
- Contratação de profissional (no mês de Setembro) na função de Intérprete para auxiliar no atendimento dos alunos com Surdez, mediante apoio da Secretaria Municipal de Educação;
- Acompanhamento aos professores das salas de aulas regulares, nos planejamentos bimestrais;
- Produção e adaptação de materiais.

Neste momento de reflexão e avaliação também é o momento para planejarmos nossas ações e metas futuras.

Rever, repensar e refletir a nossa prática nos proporciona querer fazer o melhor. E a Inclusão passa pelo acreditar e pelo querer. Precisamos acreditar na potencialidade de nossos alunos, acreditar que a inclusão é possível. E o mais o importante querer promover a Inclusão de fato e de direito.

Concluímos o Ano Letivo de 2011 com muitos avanços, mas não paramos por aqui, 2012 será mais um ano de muito esforço, empenho e  trabalho para podermos avançar ainda mais e construir a escola que nós, nossos alunos e pais desejamos. Para isso, contamos com o apoio e a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Equipe Diretiva, Coordenação Pedagógica, Professores e Família.

Nenhum comentário: