Mais uma vez, o encontro foi muito proveitoso, percebeu-se a participação e o interesse efetivo da Turma, com muitas contribuições, questionamentos e discussões bem fundamentadas.
No primeiro momento abordei questões observadas na Disciplina EAD (como: participação e interação nos fóruns, leitura com atenção do material de orientação e de apoio, prazos, avaliação, pesquisa nas escolas e municípios) que foram observadas ao longo da Disciplina e que podem ser melhoradas no decorrer do Curso.
Também, orientei os cursistas rever seus Portfólios Individuais, pois alguns ainda estavam com dúvidas em relação a renomear os itens ou mover para a pasta EAD.
Contamos com a presença e a contribuição da Subcoordenadora Estadual de Educação Especial, Srª. Márcia Maria Ribeiro Peixoto que enfatizou a importância dessa formação para os Professores das Salas de Recursos Multifuncionais e se disponibilizou enquanto órgão em contribuir para o êxito de todo(a)s no Curso. Na oportunidade ela presenteou cada cursista com uma coletânea "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar". Foi uma iniciativa muito importante, visto que muitos cursistas ainda não possuíam a Coleção.
Vejam o momento da entrega da Coleção à algumas Cursistas:
Cursista Maria Márcia recebendo a Coletânea da Subcoord. Márcia Maria |
Cursista Lindamar recebendo a Coletânea |
Cursista Maria Márcia, a Subcoord. Márcia Maria e a Tutora Ana Lúcia |
Dando continuidade fiz uma breve apresentação da Disciplina AEE, ementa, objetivos e outros aspectos importantes.
Em seguida fiz uma dinâmica com o objetivo de identificar se todos já se conheciam por nome e estreitar os laços afetivos. Depois tivemos um intervalo de 15 minutos para o Lanche Coletivo.
Vejam imagens da Dínâmica "Troca de Cartões Personalizados"!
Na sequência solicitei a formação de grupos, em que inicialmente pedi que falassem o que conheciam sobre a diferença entre Ensino Comum e Educação Especial, Características e Organização do AEE, Estudo de caso e suas etapas (Metodologia ACR) e o acompanhamento do aluno.
Após cada explanação do Grupo foi apresentado o material conforme orientado pela Coordenação: os princípios do AEE, funções do professor do AEE e metodologia ACR.
Diante das discussões ficou claro que muitos professores já usam o estudo de caso, porém não da forma como foi apresentado e falaram que desconheciam as etapas (termos técnicos), apesar de já usá-las em seu trabalho.
Considero que o Grupo vem crescendo cada vez mais, a aproximação, os vínculos e os conhecimentos vem se fortalecendo a cada encontro.
Um comentário:
Que legal as fotos do nosso 3º encontro! muito bom! <3
Postar um comentário